16 OUT 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Abertas as indicações de pessoas e instituições para o Prêmio Zumbi dos Palmares 2024

A Prefeitura de Contagem promoverá, em 20 de novembro, mais uma edição do Prêmio Zumbi dos Palmares. A premiação consiste em promover a exaltação da memória do líder negro Zumbi dos Palmares, além de homenagear pessoas e instituições que se destacaram por suas atuações no enfrentamento, combate ao racismo e discriminação racial contra a população negra e na luta pela igualdade de direitos em Contagem.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, vai contemplar dez personalidades e instituições.

As indicações deverão ser realizadas até o dia 4 de novembro, por meio do formulário eletrônico disponibilizado no link: https://portal.contagem.mg.gov.br/premiozumbidospalmarescontagem2024 , que deverá conter os seguintes dados:

I - Identificação na sugestão da modalidade de premiação na qual concorrerá aquele participante sugerido, especificando se este é uma pessoa física ou jurídica;

II - Identificação do participante indicado com breve histórico de sua biografia, em especial, de sua atuação na área de enfrentamento e combate ao racismo e promoção da igualdade racial e síntese das ações relevantes por ele desenvolvida;

III - Endereço completo, telefone, endereço eletrônico, página na internet do participante indicado, se houver. Sendo pessoa jurídica, o nome de seu representante legal;

IV – Apresentar práticas do participante indicado com relação à temática de enfrentamento e combate ao racismo e promoção da igualdade racial;

V - Justificativa para a indicação;

VI - Identificação do Indicador, constando o nome da pessoa física ou jurídica, responsável pela indicação, e, se pessoa jurídica, o nome de seu representante legal.

O regulamento completo e todo o cronograma do Prêmio Zumbi dos Palmares, podem ser acessados no Diário Oficial de Contagem, Edição 5903, página 53.

A premiação de 2023 aconteceu no auditório da Prefeitura e foi entregue às pessoas e instituições que se destacaram por suas atuações no enfrentamento,
combate ao racismo e discriminação racial contra a população negra e na luta pela igualdade de direitos em Contagem  Fotos: Ronnie Von/PMC

Desde 2014, é feriado em Contagem

A Lei 4.701, de 16 de dezembro de 2014, instituiu o dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e dia Nacional da Consciência Negra, como feriado municipal. O líder Zumbi dos Palmares, descendente de guerreiros angolanos, nasceu no quilombo por volta dos anos de 1665. O nome Zumbi significa “a força do espírito presente”, guerreiro, forte e valente que, juntamente ao seu povo, dominava as estratégias de guerra e defesa. No cenário nacional, o dia 20 de dezembro se tornou feriado em 2023, com a promulgação da Lei 14.759/23, naquele momento foi ressaltada a importância da data para uma reflexão sobre a história de resistência do povo negro no Brasil e sobre a necessidade de superação do racismo no país.

Autor: Isabela Melo / Edição: João Cavalcanti